Scenes from the Passion of Christ

Scenes from the Passion of Christ
Scenes from the Passion of Christ // Hans Memling ca. 1430 – 1494

domingo, 9 de agosto de 2015

O que o Salmo 128 nos ensina sobre ser pai?


Hoje é o dia dos pais. Um dia em que todos os filhos desejam comemorar e agradecer a paternidade.

Seria bom usarmos dessa data comemorativa para lembrar aos pais algumas coisas importantes. 

Salmos 128 descreve uma família abençoada por Deus. Gostaria de olhar rapidamente para esse salmo e tirar algumas conclusões.



Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.

Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,
e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!





"Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!". 

Pai, tema o Senhor pois a sua felicidade depende disso. 

Dentre todas as suas realizações, aqui está a mais importante, conhecer a Deus, sua Palavra e andar nos seus caminhos. A prova se temos temido ou não ao Senhor, é se temos andado no seu caminho. Uma ação levará a outra. 

A felicidade bíblica não depende da sua conta bancária, das suas realizações pessoais, dos seus bens, nem de suas competências. A felicidade bíblica não está em conquistar, mas em ser conquistado... ser conquistado por Deus. Sei que como homem, nós temos um instinto para o domínio, mas feliz o homem que se humilhou perante Deus, que o teme e anda nos seus caminhos.

Deus te colocou na história para resolver o problema da sua eternidade. Não desperdice a sua história, dê a ela significado - tema o Senhor.


"Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero"
A benção de Deus é lhe capacitar para o trabalho. Trabalhar traz dignidade ao homem e é algo dado por Deus à nós antes mesmo da queda no Éden. Esse sempre foi e sempre será o plano de Deus para nós. Portanto trabalhe! Sei que existem diferentes fases na vida, a fase da aposentadoria, da doença e de impossibilidades, mas enquanto tiver a oportunidade e vigor, trabalhe. Se não for o trabalho remunerado, faça algo com seus dons. Use tudo o que Deus tem te dado para a glória dEle e para bem da humanidade.

Embora a prosperidade deve ser analisada a luz do NT também, o fato é que Deus pode sim abençoar o seu trabalho. Mas considere uma grande benção "comer aquilo que suas mãos produziram". O simples fato de não depender de ninguém, de não pegar emprestado, de sobreviver pelo seu trabalho (ainda que não haja fartura) é uma grande benção.

Portanto, trabalhe e coma do seu trabalho.


"Sua mulher será como videira frutífera em sua casa" 

Pai, tema o Senhor pois sua família depende disso (versos 2-6).

O verso 3 desse Salmo vai descrever como é a esposa de um homem que teme o Senhor - "videira frutífera em sua casa". Se o marido for um homem exemplar, assim será sua esposa, pois lhe cabe a responsabilidade de cuidar dela, protege-la e ensina-la. Assim como a videira é frágil e precisa de cuidado, assim é a esposa. O homem que teme ao Senhor terá prazer nesse cuidado. Note pai, ela estará "em sua casa". Ela terá prazer de estar em sua companhia, de lhe auxiliar em tudo e de frutificar ao seu lado.

Assim como Cristo "alimenta" e "cuida" da igreja, assim você deve fazer com sua esposa (Ef 5.29).

Sem o temor do Senhor, eu receio que isso não será uma prioridade na sua vida.


"Seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa"
Ainda que os brotos sejam "selvagens por natureza", estão fixados em uma boa raiz de oliveira, assim são seus filhos. Além disso eles estarão ao "redor da sua mesa", terão prazer em ouvi-lo pois reconhecerão que a sua sabedoria vem do temor do Senhor. Ouvirão teus conselhos e desfrutarão da sua companhia. Sua mesa será mais que um móvel para a alimentação, mas um meio de comunhão e edificação.

Pai, é sua responsabilidade criar os seus filhos "segundo a instrução e conselho do Senhor" (Ef 6.4). Dentre todas as educações e diplomas que você proporcionará a eles, se a instrução no Senhor faltar, você fracassou como pai. Prepare ele para o mundo e a cultura que está inserido com as qualificações necessárias, mas sem negligenciar o principal, o ensino da Palavra. O ensino bíblico e a moral dos filhos são responsabilidades dos pais e não da professora da escola dominical ou de outras instituições. Não transfira para outros a sua responsabilidade.

Ensine com persistência a seus filhos, converse sobre verdades bíblicas quando estiver sentado em casa, quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar (Dt 6.7).

Lembre-se pai, que os filhos não são teus. Estão sobre a sua gerência mas não te pertencem. Eles "são herança do Senhor" (Sl 127.3). Cuide bem daquilo que o Senhor lhe emprestou.


Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
Seja essa a sua benção pai nesse dia, seja essa a sua felicidade!


Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, e veja os filhos dos seus filho. 
Sião era onde estava a arca da aliança, onde Deus se encontrava com o seu povo. Benção de Sião era uma benção especial da graça de Deus, não algo da providência comum. Que seja essa a benção sobre a vida dos pais que temem o Senhor.

Que essa benção seja olhar para a sua descendência e ver a sua prole trilhando o mesmo caminho que você percorreu - o caminho do temor do Senhor. Que você veja os "filhos dos seus filhos" como José viu até a terceira geração (Gn 50.3). Que a sua descendência seja a sua "coroa" (Pv 17.6). 


Haja paz em Israel.
Haja paz na sua família.
Haja paz na igreja de Cristo (novo Israel).

Que através da sua vida, sua família e a Igreja de Cristo sejam beneficiados - que a paz de Deus seja conhecida pelo seu legado.


Feliz dia dois pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário