Scenes from the Passion of Christ

Scenes from the Passion of Christ
Scenes from the Passion of Christ // Hans Memling ca. 1430 – 1494

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Carta a uma amiga cristã desigrejada.



                             

                                                            Romanos 1:11-12
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,
12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.

Amiga,

Antes de mais nada eu queria dizer que a sua decisão de não pertencer e congregar a nenhuma igreja local não é uma decisão isolada. Você está junto com mais 4 milhões de pessoas, quase 10% dos evangélicos do nosso país (de acordo com um dos últimos IBGE). Se antes nós falávamos em católicos não praticantes, infelizmente essa realidade chegou até nós.

Bom, aqui nós deveríamos definir o termo “evangélico” usado hoje em dia, mas vamos deixar essa questão para outra oportunidade.

Para ser breve, queria fazer algumas perguntas para que você pense com sinceridade:

Já te chamou a atenção o fato de Deus ter nos criado à sua imagem e semelhança? Que sendo Deus uma deidade plural, três pessoas mas um só Deus, nos cria nessa perspectiva de relacionamento com Ele e com o próximo?

Você já se perguntou do porque criar dois seres humanos e não um somente? Espécies e não uma só? Animais e não um só? Será que Deus não tem prazer e não recebe glória na diversidade da sua criação mas ao mesmo tempo na unidade encontrada nela?!

Por que Deus desejou libertar seu povo do Egito? Nas palavras do próprio Deus: ”Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho, e eu já lhe disse que deixe o meu filho ir para prestar-me culto” (Ex 4.22-23). Culto a Deus foi a causa da libertação do povo e não a libertação como um fim em si mesma.

Você viu o que foi dito sobre Moisés e Israel? “Ele (Moisés) estava na congregação, no deserto…” (At 7.38).

Você já percebeu que as imagens metafóricas dadas ao povo de Israel são também usadas para a igreja no Novo Testamento? “Edifício” (Ex 25.8), vinha de Deus (Sl 80.8), rebanho de Deus (Sl 80.1), noiva (Jr 2.2; Is 62.5), etc...

Já leu Dt 4.10 onde Deus diz: “Reúna o povo diante de mim para ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos.”

Bom, espero até aqui ter mostrado que o povo de Deus reunido, uma congregação e o culto sempre foi plano de Deus, mesmo que no VT tenham características diferentes do NT.

Mas agora, te chamo a atenção para esse dois versículos de Romanos acima. Ali temos o apóstolo Paulo escrevendo para cristãos reunidos em Roma. Leia-os novamente e vamos destacar alguns pontos:

1.Paulo tinha o desejo, o “anseio” (verso 11) de estar sempre com os irmãos e irmãs da fé.
No verso 10 Paulo ora para que “seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los”. No verso 13 desse mesmo capítulo ele diz: “…muitas vezes planejei visita-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora". Em Rm 15.20-23 Paulo diz do porque desse impedimento, ele estava pregando o evangelho onde Cristo não era conhecido ainda. 

Aqui está o maior cristão de todos os tempos, o maior pastor, missionário e teólogo que já conhecemos, e o seu prazer, o seu anseio é estar reunido com seus irmãos e irmãs da fé.

Que exemplo a ser seguido não é? Alias é ele mesmo quem nos ordena: Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. Por que não seguir esse exemplo?

2. Paulo gostaria de estar com eles para “fortalecê-los” (11).
Não o entenda mal aqui. Esses cristãos em Roma eram verdadeiros cristãos. Eles tinham sido chamados por Deus para Cristo, tinham sido amados por Deus e eram santos (Rm 1.6-7)! 

No verso 8 Paulo diz que por todo o mundo a fé desses cristãos estava sendo anunciada! Eles eram melhores cristãos que eu e você. Mesmo assim Paulo diz: “Vocês precisam ser fortalecidos!” (parafraseando). 

Se esses romanos precisavam ser edificados, ensinados, exortados através do ensino e pregação da Palavra, quanto mais eu e você! Sozinhos não vamos chegar a lugar nenhum. 

Deixo uma pergunta para você: Você tem crescido na fé? Tem sido exortada e edificada através do ensino e pregação da Palavra? Ou você ainda bebe do leite espiritual, o mesmo de quando você se converteu? Pense nessas coisas…

3. Paulo não só queria fortalecer, ele também queria ser fortalecido, “encorajado”. 
Essa declaração no verso 12 para mim é chocante: "…para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé”. 

Será possível isso? Aqui nós temos o apóstolo Paulo dizendo: “Eu quero estar com vocês para que todos nós cresçamos juntos”(parafraseando). 

Amiga, a fé cristã é mutua e deve ser vivida no corpo e na comunhão. Lembra da oração que Jesus nos ensinou? O pai é nosso. O reino é nosso. O pão é nosso. O perdão é nosso. A libertação é nossa! Então como viver sem congregar? Como ser desigrejada? O próprio apóstolo Paulo dependia da comunhão cristão para crescer e se fortalecer. Isso deveria chamar a nossa atenção. O maior cristão nos ensina em sua humildade que no corpo de Cristo todos precisam uns dos outros.

Há muito mais o que ser dito aqui. Mas eu oro para que a Palavra cumpra com o seu papel de julgar suas verdadeiras intenções e pensamentos do coração. Se ela não te convencer, eu não te convencerei.

Medite nessas coisas acima, leia essas passagens com calma e oração.

Quem se converteu à Cabeça que é Cristo, se converteu também ao seu corpo que é sua Igreja.

Espero poder bater um papo contigo pessoalmente e desejo edificar e ser edificado através da sua vida.

Grande abraço,

Thiago Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário