Scenes from the Passion of Christ

Scenes from the Passion of Christ
Scenes from the Passion of Christ // Hans Memling ca. 1430 – 1494

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O cristão e o intercâmbio cultural



10 em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los.
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,
12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.
13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
Rm 1.10-13

Muita gente deseja viajar. Muitos querem conhecer e explorar. Um dos benefícios que a modernidade nos trouxe foi de conhecermos os lugares antes de estarmos lá. A internet tem sido uma ferramenta fundamental nesse quesito. Você clica, vê, se sente naquele local e ai planeja a sua viagem de acordo com o desejo gerado em você. Se antes a viagem exigia muita coragem, custos altíssimos e dias para chegar, agora em poucas horas e com pouco dinheiro a expedição acontece.

O intercâmbio cultural é a moda do momento. Hoje em dia não basta ter inglês fluente, tem que ter a experiência. Tem que ter viajado, tem que ter vivido! O mundo se tornou pequeno para estudantes de todas as idades. O intercâmbio se tornou acessível a todos.

Mas a pergunta é: Como o cristão deve planejar seu intercâmbio? Como o cristão deve pensar em relação ao seu intercâmbio?

Hoje, usaremos o apóstolo Paulo como exemplo.

Paulo foi um grande desbravador. Viajou muito, por terra e por água. Conheceu a Ásia, a Europa e diversas cidades. Paulo era um cara "viajado".

Roma era a capital do mundo na época do apóstolo. Cultura, artes, educação e religião faziam dessa cidade uma preciosidade. Todos queriam conhecer Roma pelo menos uma vez na vida, Paulo também quis, porém com uma motivação diferente da grande maioria de sua época.

Em primeiro lugar Paulo colocava o seu desejo e seus planos em oração. É por isso que ele fiz no verso 10 ele diz: "em minhas orações; e peço...pela vontade de Deus...". Paulo planejava, tinha desejos nobres de visitar lugares que ainda não havia estado, mas sujeitava tudo isso à vontade divina. Ele orava e se sujeitava. Ele sabia que se Deus não abrisse o caminho, em vão seria o seu planejamento.

Oração. Isso vem antes do seu planejamento, durante e depois. Ore sempre, sem cessar. Coloque os desejos do seu coração à merce dos desejos do coração de Deus. Não de nenhum passo se o passo da oração não for dado. Não seja atraído pela corrupção dos olhos mas pelo mover do Espírito Santo no seu coração. Ore e ore!
Ore não somente pedindo, mas dizendo "pela vontade de Deus". Jesus ensinou esse tipo de oração e Paulo aprendeu: "Seja feita a tua vontade". No pior momento de sua vida,  Jesus orou: "Faça-se a tua vontade"(Mt 26.42).

Sabe por que pedir para a vontade de Deus ser feita e não a sua? Porque o melhor lugar para se estar não é um país, uma escola, uma cultura, mas debaixo da Sua vontade. Ela é boa, perfeita e agradável. Ele ge em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, sendo a reposta um "sim" ou um "não". Portanto, em primeiro lugar, ore!

Em segundo lugar a motivação que o apóstolo Paulo tinha era a edificação e o evangelismo. Ele não desejava ir a Roma simplesmente para conhecer aquela cultura, mas desejava "compartilhar algum dom" (11), encorajar e ser encorajado (12) e "colher algum fruto"(13). Paulo desejava estar com cristãos daquela cidade mas também desejava ver conversões (frutos) por lá. Oh que desejo nobre! Essa causa sim é justa para um cristão viajar. O cristão não viaja simplesmente por prazer (embora não haja nada de ruim nisso) mas ele é um missionário o tempo todo em todo lugar. Existe uma causa mais nobre do que conhecer, explorar e aprender, existe a causa do evangelho. E o cristão carrega esse "tesouro" dentro de si.

Você já pensou em viajar para lugares onde há necessidade do evangelho? Países onde a Igreja tem morrido? Onde religiões pagãs predominam? São perguntas genuínas para um cristão trabalhar em seu coração. Viaje...sim viaje! Mas faça mais que isso, leve Cristo e o evangelho com você. Que essa seja a sua primeira motivação.

Paulo não tinha tempo a perder. Por isso orava, planejava e tinha causas nobres para viajar.

O interessante é que Deus nunca permitiu que Paulo conhecesse essa igreja de Roma, mesmo com uma causa nobre. Mas isso é assunto para um próximo post... =)

Ore, planeje e se Deus permitir, viaje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário