Scenes from the Passion of Christ

Scenes from the Passion of Christ
Scenes from the Passion of Christ // Hans Memling ca. 1430 – 1494

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tenha mãos sujas!



E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.
1 Cr 18.20

Eu nunca vou me esquecer um dia em que eu estava caminhando e encontrei com um homem que atualmente estava vivendo nas ruas. Ele estava extremamente sujo. Aquele homem me parou e me pediu ajuda para entrar com ele em uma agência de viagens e ajudá-lo com um plano que ele tinha em mente. O pessoal da agência ficou me olhando e achou estranho eu entrar com aquele homem naquele local. Para a minha vergonha, aquela situação não foi tão natural e normal para mim. Eu agi com certo desconforto. Eu me lembro de logo depois de ter ajudado aquele homem, Deus incomodou meu coração dizendo: "Thiago, suas mãos estão muito limpas...Suje elas!" 

O contexto do texto acima, o rei Davi está passando o trono para o seu filho Salomão. Deus já tinha dito que esse filho o substituiria, mas Davi agora dá algumas ordens à seu filho que são validas para nós. Davi desde o início disse a Salomão que ele teria suas "mãos sujas", ou seja, teria trabalho pela frente, seria o dever dele cumprir com aquilo que Deus o chamou para fazer - construir o templo. Tiro algumas conclusões abaixo a respeito desse verso que se aplicam à todos os cristãos:

1) Deus está sempre conosco
"...pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você" - disse Davi.
Essa não é uma verdade somente para Salomão. O autor de Hebreus deixou isso claro: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hb 13.5). Da mesma forma o Senhor Jesus nos disse: "Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28.20). Essa presença de Deus conosco e de Cristo se faz por seu Espírito Santo em nós. Paulo diz que esse Espírito é o Espírito de Deus e de Cristo em nós (Rm 8.9).

Oh, que tamanha promessa essa. Que consolo! Acredito que toda ansiedade e medo sejam apaziguados perante essa verdade. Uma meditação a respeito dessa verdade nos acalma, consola e nos enche de coragem.

O Deus que estava na criação "se movendo sobre a face das águas", agora habita em mim. O homem limitado e finito é habitado pelo Eterno! Deus se permite habitar em nós ainda que "céus e terras não podem contê-lo" (1 Rs 8.27).


2) Deus nos convoca ao trabalho
"Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho!" Disse Davi à Salomão. Ah, como eu gostaria que essa ordem de Deus fosse ouvida por todos nós. Como eu gostaria que todos entendessem que somos "soldados de Cristo" e que agora temos que agradar Aquele que nos alistou! Como é necessário entendermos que como "lavradores" temos que trabalhar arduamente (2 Tm 2.3-6)!

As palavras de Jesus são claras que somente "aquele que faz a vontade do Pai" que entrará nos céus (Mt 7.21).

Suje suas mãos! 

Todo cristão é chamado por Deus para ir por todo mundo, ensinar as coisas que Jesus tem nos ensinado e fazer verdadeiros discípulos. Todo cristão é chamado para "cuidar dos órfãos e viúvas" em suas dificuldades e de todos os necessitados dentro de seu convívio; Todos são chamados à "aconselhar", "exortar" e "restaurar" uns aos outros. Todos são chamados à "fazer o bem, especialmente aos da família da fé". Todos são chamados para cuidar dos seus familiares. Existem "boas obras" preparadas por Deus para nós nos esperando. Todos temos uma "santa vocação" e agora temos que "manter viva a chama do dom de Deus" em nossas vidas". Portanto "fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes"! (Mt 28.16-20; Tg 1.27; Rm 15.14; Hb 10.25; Gl 6.1; 6.9-10; 1 Tm 3.4; Ef 2.10; 2 Tm 1.9, 6; Hb 12.12)

Mãos à obra! 

A idéia de um cristão ocioso é antibíblica! O pecado por omissão é gravíssimo aos olhos de Deus!


3) Somos imortais até que realizamos as boas obras que Deus nos entregou para fazer
"Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor", disse Davi.

O Senhor Jesus disse: "Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer" (Jo 17.4).

Jesus viveu até cumprir aquilo que por Deus foi chamado para fazer.
Salomão teria a companhia de Deus até terminar a obra que foi chamado.
Nós vivemos até cumprirmos com a obra que Deus nos entregou!

Se você está vivo hoje é porque tem coisas que Deus deseja realizar através da sua vida. Você está vivo com um propósito. Realize portanto as obras que Deus colocou nas suas mãos. O que foi confiado à você, somente você pode fazer.

Se hoje você respira, trabalhe! Deus te levará quando a obra se completar.

Sejamos santos e puros, mas com nossas mãos sujas nesse mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário